quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUAL É O PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL?

/










Tenho ouvido e lido muitas coisas referente à importância do treinador para uma equipe de futebol, umas rebaixando-o a distribuidor de camisas, outras enaltecendo-o em demasia. Ainda, pelos mesmos veículos, tenho visto claras campanhas pela imortalização de atletas e outras para o fim da liberdade individual destes. Estas discussões passam também por outros cargos do futebol como dirigentes, preparadores físicos, jornalistas e até empresários.

Gostaria de lembrar, aos que acham que o Professor Carlos Alberto Parreira não ganhou a Copa de 1994, que o Professor Lazaroni quase perdeu a Copa de 1990. Também é importante ter em mente que a vibração a beira do gramado do Professor Luíz Felipe Scolari não surtiriam efeito se mesmo não tivesse montado um "família" com tanta qualidade individual em 2002. Assim time de futebol é produto do treinador, mas sem uma equipe de talentosos jogadores veriamos apenas uma equipe bem organizada e treinada, mas limitada. Aliás como diria um experiente treinador amigo meu: "não existe treinador bom de time ruim aos olhos de quem acompanha o futebol".Mas e quem gerencia o futebol, aquele que administra o clube ou federação, não seriam estes os mais importantes, haja visto que diretrizes e planejamentos são definidos por quem está em cima na escala hierárquica?
Sem dúvida que são importantes, mas é fundamental que sua equipe de trabalho, e digo, em todos os setores do clube seja qualificada o suficiente e bem valorizada dentro da estrutura de funcionamento para a obtenção de metas e objetivos, do contrário, apenas resultados esporádicos(ou acidentais?!) serão atingidos.
A imprensa, ao contrário do que muitos treinadores pensam, é mais importante do que se imagina pois é ela que leva a público, os fatos, a investigação e ajuda a promover o esporte, só que precisa dos protagonistas do futebol para realizar seu trabalho com sucesso.
Passada a "pesagem dos egos", acho que há um nivelamento de importância mascarada pelo marketing forçado de alguns e demonstrando que estamos muito aquém em termos de relação profissional para nos desenvolver como referência no esporte que julgamos equivocadamente sermos os melhores do mundo.
A gente se esquece que a figura mais importante do futebol são os torcedores e sem eles não somos nada. Mas a partir do momento que nos respeitarmos, aí sim entraremos de volta no caminho para o topo do mundo no nosso esporte nº1.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário