quinta-feira, 8 de julho de 2010

SISTEMA DE JOGO OU MODELO DE JOGO?

Durante as últimas décadas o futebol evoluiu em todos os aspecto, desde a participação da mídia até as metodologias de treinamento. Com os sistemas de jogo, que nada mais é do que a disposição dos atletas no campo, não foi diferente.4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, 4-5-1, são exemplos de sistemas de jogo, muitos hoje nem são mais utilizados normalmente e são sempre discutidos por profissionais da área, especialistas de imprensa e até pelos torcedores nas mesas de buteco. Será que o sistema é fundamental para a vitória como alguns defendem? Ou será que são apenas números que representam a maneira de melhor encaixar os jogadores na equipe?
Um outro conceito vem ganhando espaço no futebol de alto nível e merece especial atenção: Modelo de jogo.
Modelo de jogo é  a maneira ou padrão de jogo de uma equipe, é definido de acordo com a característica dos atletas que vão fazer assim o sistema de jogo, anteriormente definido, funcionar. O modelo de jogo é a cara do time, e que pode ser de marcação meio-campo e contra-ataque, de posse de bola no campo ofensivo sempre marcando o lado da bola, dentre outros, enfim, é o comportamento padrão da equipe. Por isso o técnico José Mourinho falou em uma das entrevistas que precisa do jogador certo e não dos melhores. Eu tenho o hábito de falar que se você contratou um engenheiro, então o mande fazer o serviço do engenheiro, se contratou pedreiro, mande fazer o trabalho de um pedreiro. Acho que fica fácil entender esta analogia. No futebol, a forma de jogar de uma equipe deve estar totalmente de acordo com os atletas que possui e com a cultura do lugar e clube em que se trabalha, desta forma podemos perceber porquê é preciso dos jogadores certos, pois estes precisam possuir a capacidade de executar o modelo de jogo proposto. É preciso entendimento profundo do futebol não apenas para perceber isto mas também para aplicar isto no campo prático.
O futebol enquanto modalidade não deve ser vista de maneira fragmentada por quem comanda uma equipe, em multi-áreas isoladas como psicologia, tática, técnica e física, não há como separar pois elas acontecem de forma simultânea. Muitas vezes são treinadas de forma isolada, mas não podem ser utilizadas de maneira isolada para explicar o que acontece no jogo. 
Por tanto, o sistema de jogo de ser utilizado como mecanismo para fazer funcionar o modelo de jogo. Assim, existe uma hierárquia nesta relação em que o modelo de jogo é o"norte" que vai direcionar o treinamento dos outros aspectos do treino e da formação da equipe e isto precisa estar bem claro para o treinador.

Wladimir Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário