domingo, 4 de julho de 2010

O PERFIL DO NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Com a saída de Dunga e as especulações já anunciadas, qual o perfil do treinador que a CBF vai escolher para comandar a "nova" seleção brasileira?
 Acredito que um dos itens indispensáveis seria experiência na área de atuação, ou seja, um profissional que já tenha anos de trabalho com equipes de futebol e principalmente no alto nível de desempenho. Um outro aspecto que julgo importante é o histórico de conquistas mostrando que o novo treinador tem um retrospecto vencedor na carreira. Em terceiro e não menos importante que os anteriores, o novo comandante precisa ter um formação, ou se preferirem, estar preparado para exercer a função não apenas do ponto de vista acadêmico mas também de relacionamento. Continuando a lista de virtudes que julgo como fundamentais para quem vai exercer um cargo de extrema relevância neste país, entendo que o novo treinador precisa entender de projetos e assim precisa acima de tudo saber "gerir" este projeto que é de 4 anos. E finalmente, o novo treinador precisa ter em mente que acima das convicções pessoais está a cultura de um povo que exige um futebol ofensivo, com o que os comentaristas chamam de alegria pra jogar mais eu prefiro definir como posse de bola no campo ofensivo e liberdade para dribles mesmo com a defesa adversária montada.
Não acredito que Dunga foi o vilão desta eliminação ou mesmo Felipe Melo. Dunga foi consciente o tempo todo de seu trabalho e confiou em sua linha de raciocínio em que a coerência e a eficiência da forma de jogar a que foram submetidos os atletas que vestiram a camisa da seleção com responsabilidade (e vestiram) pudessem nos dar o título mundial. Resultados ele teve, mas o desfecho foi triste para todos...águas passadas...pensemos agora no novo projeto da "nova" seleção e que a CBF que é a grande responsável pela escolha do novo comandante seja feliz desta vez!!!

Um comentário:

  1. Meu amigo Wladimir, concordo com tudo que vc escreveu, parabéns pela lucidez de suas palavras!
    Sobre o Dunga, a culpa maior é de quem o contratou, afinal, de acordo com seu prórpio texto, é preciso contratar "...um profissional que já tenha anos de trabalho com equipes de futebol e principalmente no alto nível de desempenho".
    Abraços do amigo Braccini!

    ResponderExcluir