sexta-feira, 9 de julho de 2010

POR QUÊ A COPA DA ÁFRICA FOI UM AVANÇO:

UMA OBSERVAÇÃO SOBRE O QUE AS EQUIPES NOS MOSTRARAM

Se para alguns críticos a Copa do Mundo da África do Sul foi uma competição feia e pouco atraente do ponto de vista do espetáculo no campo,a minha percepção foi outra.
Sem dúvida, a quantidade de dribles e "gols de placa" não é a mesma e o futebol também não é. O jogo passou por fases ao longo da história em que no início o aspecto técnico era o fator mais decisico no jogo, logo em seguida a preparação física tomou seu espaço com muita propriedade, e depois se tornou evidente já no final no século passado até os dias de hoje a evolução do componente tático e a preparação mental vai tomando seu espaço ainda que timidamente.
Só que mais do que a evolução de componentes isolados deste esporte, está o desenvolvimento, a preparação e a concepção do futebol enquanto universo de conhecimento indivisível, desfragmentado e portanto um sistema em seu conceito ou definição.
Assim, considerando as equipes que foram mais longe na competição e outras que não o foram mas demonstraram uma qualidade no seu jogo coletivo, ficou evidente que o futebol enquanto jogo coletivo é ávido (mas não carente) por trabalhos que consideram os atletas como parte de um sistema e não um mero conjunto de partes isoladas, cada qual com sua técnica(que sem dúvida é muito importante).
Os jogos que se passaram, nos mostraram que as melhores equipes, não necessariamente o são por causa dos melhores jogadores, mas também pela aplicação destes ao modelo de jogo proposto ou a como conseguiram assimilar e se mobilizar para cumprir funções e "brigar" pela bandeira de seu país(haja vista o tempo escasso de preparação).
Ficou claro que os países que chegaram nas últimas fases investem forte na formação de atletas, ou seja, no desenvolvimento de metodologias de treinamento, bem com estruturas de captação e físicas para o desenvolvimento de um projeto de formação. Neste sentido, o Barcelona nos dá um grande exemplo com sua política de sistema de jogo padronizado, além de PSV e AJAX que tanto produziram de material já divulgado pelo mundo a respeito de treinamentos físicos, técnicos e táticos.
O que esperávamos a 10 anos atrás sobre evolução no futebol, está acontecendo e os países, ou clubes, ou mesmo profissionais que não se engajarem neste processo estão condenados a ficar para trás no mundo do futebol.
Senhores, bem vindos ao futebol moderno!!!
Percepção e entendimento são o princípio para o sucesso no futebol holístico de hoje. Montar equipes não é distribuir coletes, nem se comportar como profetas do acontecido.
Mãos a obra, 4 anos passam rápido.
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário