sábado, 28 de dezembro de 2013

FUTEBOL PROFISSIONAL - mensagem para 2014

Para onde estamos indo:

Já faz meses desde minha última postagem, faltou assunto? Não! Aliás são muitas as pessoas que postam a respeito das mesmas coisas, seria muito pretensioso de minha parte querer acrescentar alguma coisa com tanta gente esclarecida pra falar de metodologia, treinos, periodização tática, força bláblábláblá....
Este blog foi criado com o intuito de levantar questões relevantes, possibilitar um relacionamento com as pessoas que atuam no futebol e aprimorar o exercício da síntese de idéias. E desde então acredito ser este o post mais importante publicado neste blog.


Sem dúvida, o grupo "Periodização Tática no Brasil" (Facebook) atendeu minhas expectativas no que seria a adesão de um número significativos de membros "pensadores", aqueles que buscam questionar, discutir e se preocupam com a disseminação do pensamento crítico e sistêmico no que se refere à metodologia de treino no futebol. Claro, nada que se compare ao grande e extraordinário projeto dos competentes administradores da fantástica Universidade do Futebol, idealizada pelo professor João Paulo Medina. Isto sim podemos chamar de inovador, de discutir as questões mais importantes e de um real  pensar as verdadeiras mudanças que precisamos para o nosso futebol. Afirmo, com toda certeza, que este é o grande veículo de informações embasadas a respeito de futebol na atualidade neste país, ou melhor, o único!


Mas quais as mudanças reais que projetamos para o nosso futebol, ou melhor, por onde elas começam? Sabemos que a gestão precisa melhorar, o treinamento de base precisa ser repensado, o perfil dos treinadores tem que mudar, os profissionais precisam se qualificar, os clubes precisam se estruturar...etc, etc, etc....

Qual então é a origem dos nosso problemas? Por onde começar?
  Digo, ninguém gosta de por o "dedo na própria ferida". Que conhecimento e formação são importantes, isto ninguém discute, mas será que estamos olhando pra dentro e nos perguntando "que tipo de profissional eu sou?", ou então "o que eu espero ser profissionalmente?" e ainda "qual legado vou deixar para as próximas gerações?".

Pra quem pensa que a vida se resume a dinheiro (e eu também acho dinheiro importante), qualquer "bolada" que entrar na conta bancária, tudo bem, não interessa como e de onde ela vem. Pronto! Sua vida está feita! Se o futebol brasileiro está indo bem ou não, pouco importa para estas pessoas. Se você se encaixa neste perfil, boa SORTE! (entenderam o sorte em caixa alta, né?)

Para os "revolucionários" que querem tomar o poder das elites que comandam hoje o nosso futebol e proclamarem uma extensão da "revolução russa ou cubana" na CBF, federações ou clubes, ou seja, "caçar bruxas" até que não sobre nenhuma, boa SORTE também. Esses que vocês querem caçar, surgem e se espalham pelo "ar" (não é exclusividade do futebol, da mesma forma, não sou conivente com desonestidade). E a influência do grito de vocês nas redes sociais para se mudar algo e a da torcida que quer derrubar presidente de clube das arquibancadas é a mesma: Nada!

Como eu não tenho problemas em tomar partido (não faço parte dos chamados "vaselinas", apelido dado à pior espécie existente no futebol), acho que vou me encaixar melhor no "time 3" ou pelo menos vou me esforçar pra "passar no teste":
Então, existe ainda aqueles que realmente gostam de pensar e deixar um legado para as próximas gerações que trabalharão no futebol.  Não são hipócritas, sabem que futebol é um negócio. Ao mesmo tempo não são reféns do dinheiro (mesmo valorizando-o), pois sabem que existem coisas mais importantes (ética, metas pessoais, sonhos, valores morais). Sabem que sua "estrada" pode ser mais longa e árdua. Entendem o significado das palavras processo e projeto, ou sejam, se entendem com parte, não jogam no EFC(Eu Futebol Clube). Não julgam as pessoas, apenas as opiniões e não se omitem em expôr opiniões pois não precisam agredir ninguém para tal. Sabem que não sabem tudo (isto sim é fundamental, é engraçado quando vejo alguém falar que fulano sabe tudo) e por isto não têm medo de dizer:"eu não sei, vamos descobrir com quem sabe".
Desta forma, fica entendido que o grande desafio para 2014 é mudar a própria prática profissional, ações, pensamentos, paradigmas e condutas antes de apontar os erros de "todo o mundo".

Então fica aí minha mensagem para os colegas:

MUDEM PRIMEIRO A SI MESMOS ANTES DE ARRUINAREM A SAÚDE E PERDEREM O TEMPO TENTANDO MUDAR OS OUTROS. SE CONSEGUIREM ISTO, O MUNDO EM VOLTA DE VOCÊS VAI, COM CERTEZA, MELHORAR.

"Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." Marcos 11:23






Nenhum comentário:

Postar um comentário