sábado, 11 de maio de 2013

O GRANDE "PAPO FURADO" DO FUTEBOL: "EU REVELEI!"

Historicamente no futebol, pelos grandes veículos de comunicação, pelas rodas de colegas de trabalho nos clubes e eventos esportivos, quando o assunto é a respeito de revelações no futebol, o teor da conversa é sempre o mesmo: Quem revelou quem? Ouve-se que Telê revelou fulano e beltrano, que Cilinho revelou, que Wanderley Luxemburgo, Cuca, Ney Franco, Felipão e outros revelaram. Comentaristas e torcedores gostam de acreditar nisso pois assim a conversa fica mais fácil, não precisam entrar naquilo que é complexo e foge de seu entendimento. É assim e pronto!
Na verdade aquela velha máxima é verdadeira: "Ninguém é pai de filho feio!"

E a versão que UM treinador é responsável pelo sucesso de algum jogador é a maior mentira (e injustiça) que ouvimos a todo momento no ambiente futebolístico, aliás, agora alguns empresários também tomam pra si esta responsabilidade. Amigos, entendam de uma vez por todas, jogador de futebol é produto do processo de formação do CLUBE, juntamente com seu histórico pessoal de família, ambiente em que cresceu, seu perfil, pois o próprio atleta ainda é o maior responsável por sua carreira. As categorias de base tem seu papel determinante de captar e preparar o jovem jogador até sua passagem aos profissionais que cumprem outra etapa deste processo que é de ambienta-lo ao meio de maior pressão competitiva e inseri-lo no contexto profissional.
É muita arrogância bater no peito e falar que revelou A, B ou C, felizmente já ouvi de grandes profissionais, como Paulo Autuori, reconhecerem o jogador como produto de formação do clube, ou seja, não podemos generalizar, a prepotência não contagiou todos, apenas uma parcela.



Importante mencionar que não significa que determinado treinador não tenha tido especial importância para alguns jogadores e que a convivência com este profissional não tenha sido significativa. É muito comum as pessoas possuírem em sua história de vida alguém que tenha exercido influência especial. Mas talento é talento e me desculpem os colegas que só acreditam nos taís conteúdos técnicos e táticos...e vale lembrar que não falei que não são importantes, mas como não há maturidade para discussão, parece que se falamos uma "coisa' somos contra a "outra coisa" achei importante deixar isto bem claro. Mas isso é assunto pra outro post! Bom o recado de hoje foi este.
Um grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário