segunda-feira, 20 de setembro de 2010

APRENDENDO A ANALISAR FUTEBOL COM QUEM É DO DIA-DIA E NÃO GOSTA DE PAPO FURADO

Vamos direto ao ponto!O que existe de verdade no futebol neste país em que o circo está montado durante toda a temporada?Podemos dizer que muitos conceitos científicos são jogados no ralo, nas atitudes, nos treinamentos e nas entrevistas.






Então vamos logo com isto pra ninguém ser enganado pelos velhos discursos e demonstrações de pseudo-organização no trabalho das comissões técnicas:


  • Pré-temporada no futebol brasileiro é pura mentira: É impossível, com nosso calendário possíbilitando apenas 10 a 15 dias de treino, preparar os jogadores de maneira que eles consigam suportar toda a temporada.É até uma piada, não é tempo suficiente pra gerar adaptação neuromuscular ou cárdiovascular em atletas profissionais. Esqueçam! O que existe chama-se temporada de futebol e as cargas são organizadas sempre em função deste calendário, ou seja, temos que estar bem pro próximo jogo.
  • Pico de rendimento ou performance e outro papo-furado, não existe, futebol é resultado, é bola na rede e o próximo jogo é sempre onde precisamos estar em melhores condições pra vencer.
  • Preparador físico não ganha jogo, time de futebol é produto do treinador, de como ele organiza a equipe, aproveita seu corpo multidisciplinar(seu staff) e as informações que ele recebe.
  • Equipe bem preparada não é definida só pela condição física, mas principalmente pela forma como os atletas se adaptam ao modelo de jogo proposto pelo treinador,afinal de contas isto não é hipódromo, não estamos lidando com cavalo.Já ví muito atleta com excelente condição física(que é uma condição básica pra jogar bem) serem fracos técnica ou táticamente e assim não produzirem nada.
  • Essa história que jogador TEM que correr, fazer saltos ou treinar assim ou assado também é balela, é papo pra boi dormir. A melhor metodologia é aquela que se adapta melhor à linha de trabalho do treinador.
  • Futebol é um esporte coletivo, então vamos aprender a analisá-lo como tal, sem essa que fulano é bom ou ruim, ou dá certo num time e não no outro.Nínguém fica ruim ou craque de uma hora pra outra, o que existe é que determinado jogador não se adaptou a determinado modelo de jogo, a idade já pesou ou o cara tá na noite.Precisamos diminuir a análise indiviual e priorizar a coletiva(tática)
  • O melhor jogador pra equipe não é aquele que tem o melhor desempnho nos testes físicos (por que não vão achar jogadores nas provas de atletismo) ou tem melhor habilidade técnica (então chamem estes caras que trabalham no circo ou fazem mil embaixadinhas nos estádios antes do jogos), o melhor jogador é aquele que cumpri função tática, faz em campo aquilo qué pré-determinado em funçaõ do modelo de jogo estabelecido pelo treinador.
  • Esta coisa de melhor futebol do mundo é uma máscara utilizado pra se esconder atrás de um pentacampeonato. Pra começar nossos treinadores não trabalham em lugar nenhum no mundo salvo aquela meia dúzia de famosos o resto que esta lá fora está porquê tem esquema com empresários em que eu preferiria ficar no Brasil sem medo de ser feliz.
  • Alíás com relação ao item anterior, no Brasil a grande maioria não contrata treinador pelo trabalho e sim pela imagem que ele transmite, ou se ele tem relação com empresário x.
  • Acredito que temos alguns bons profissionais no futebol profissional, aqueles com várias taças no armário e com sequência de conquistas, não aquele que ganha um título e fica de galho em galho acumulando rebaixamentos.
  • Os melhores treinadores do Brasil e uma safra melhor de profissionas virá numa próxima geração em que jovens preparados em categorias de base de grandes clubes e com formação acadêmica adequada surgirão pra mostrar ensinar aos reservistas de mercado(víde último artigo), que pra ser treinador tem que preparar pra exercer a profissão.Independente se deu meia dúzia de chutes na bola ou se passou pelo meio universitário.
  • Se algum profissional de imprensa começar um frase com "não estou dizendo isto mas..."é porquê ele está justamente afirmando ou sugerindo aquilo que ele nega (perguntem aos psicólogos).
  • Normalmente a imprensa não sabe o que se passa nas categorias de base, seja pra falar bem ou mal. Não sabem o que se passa lá dentro e nem possuem o costume de dar uma "olhadinha". Observem que existem excelentes ou péssimos profissionais, assim como em toda atividade ou emprego.
Acredito que com essas informações já podemos avaliar melhor o que acontece dentro e fora de campo e tirar nossas conclusões. No Brasil faltam conceitos de futebol, coisa que sobra em países como Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. É preciso que as coisas sejam vista de maneira simples e direta, pois alguém pode achar que quem não tá no meio é bobo e aceita qualquer coisa ou desculpa.
E tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário