terça-feira, 27 de setembro de 2011

O QUE VAI MAL NO FUTEBOL MINEIRO?

Acompanhando as campanhas de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG no campeonato brasileiro e assistindo as teorizações a respeito do desempenho dos três clubes, comprovei o quanto alguns profissionais da imprensa mineira estão equivocados em suas "teses".
Estes clubes ao contrário do que se fala, há tempos trabalham buscando o melhor caminho para o crescimento e o sucesso no cenário nacional, das categorias de base ao profissional trabalham com um staff  bem preparado e com estruturas que possibilitam preparar seus jogadores para o melhor desempenho.
Ano após ano são observáveis pequenas mudanças e entre erros e acertos podemos afirmar que, com certeza, hoje, os 3 clubes fucionam melhor do que a 10 anos.
Não de maneira igual, cada clube possui em seu cotidiano barreiras a serem ultrapassadas e serão, de acordo com a realidade administrativa, de gestão e política que com os anos vão se desenvolvendo e com certeza em direção à modernidade.
O mais interessante é que as críticas vêm de pessoas que nunca acompanharam a realidade dos clubes, nunca presenciaram um treinamento da base e vivem falando mal da base, não conhecem ciência do treinamento esportivo ou futebol e questionam desempenho das equipes. E ainda se julgam capazes de analisar as contas dos clubes não compreendendo que, os assuntos financeiros em dia, são mais importantes do que qualquer título que se possa imaginar.

Respondendo à pergunta do título do presente artigo, relaciono abaixo o que vai mal no futebol mineiro:
1-Pior campeonato estadual do país;
2-Federação pouco ou nem um pouco preocupada com o desenvolvimento dos clubes e profissionais;
3-Parte da imprensa sem conhecimento da realidade de funcionamento dos clubes;
4-Complexo de "patinho feio" dos mineiros, pensamos ser os injustiçados e prejudicados frentes aos grandes do eixo Rio-São Paulo.
5-Clubes pobres e inoperantes no interior, estes sim, ao contrário dos 3 grandes de minas, ainda são administrados de maneira ultrapassada e amadora.

O futebol mineiro, desta forma, precisa de mais do que resultados das grandes equipes. Precisa ser reformulado, repensado, com fóruns, conferências e mudanças nas formas de gerir sua federação. E neste sentido, a imprensa tem sua importância no acompanhamento deste processo pois nele também existem, e não são poucos, profissionais conscientes e bem preparados.
Minas não precisa de uma guerra interna para a salvação de seu futebol, nem de "caça às bruxas" e acusações sem fundamento.
Ao bom estilo mineiro, precisamos resgatar orgulho de ver os grandes do estado fazendo bonito no cenário nacional, a partir da valorização do que realmente temos de bom dentro do nosso território, com o crescimento das equipes e do futebol em cada canto mineiro.
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário