Uma onda de imediatismo toma conta de dirigentes, federações e treinadores inconsequentes. Está se disseminando no cenário nacional a cultura de que o jogador de futebol tem que estar pronto pra jogar entre os profissionais aos 18 anos de idade e que quem não estiver preparado nesta idade já é "carta fora do baralho".
A Federação Paulista de Futebol ao mudar a faixa etária da Copa São Paulo de futebol júnior para jogadores recém saídos do juvenil com 17 anos de idade e primeiro ano de juniores exterminou o título de melhor competição do país passando, na minha opinão, ao modesto quarto lugar atrás do Campeonato Brasileiro Sub-23 criada no ano passado, de outro campeonato nacional de juniores realizado em Dezembro no Rio Grande do Sul e da Taça BH em Minas Gerais.
É conhecido de pesquisadores do futebol que em geral o atleta, no futebol, atinge seu ápice de performance entre os 24 e 28 anos de idade. Isto com alguma variação. A maturidade para exercer as diversas funções táticas e enfrentar as diversas situações portanto na grande maioria das vezes não acontece antes dos 23 anos de idade. Assim, estamos "matando" talentos em potencial em favor de "meia dúzia de exceções" e dando razão aos saudosistas de plantão que vivem chorando como viúvas os craques do passado se esquecendo que o esporte evoluiu em todos os cenários, principalmente no futebol.
Aliado à péssima formação tática dos jovens jogadores, vítimas de profissionais que equivocadamente acham que treino coletivo todos os dias e títulos na base por si só já preparam o atleta para o que vêm pela frente, é frequente entre os comentaristas e torcedores confundir exceção com regra e regra com exceção. Neymar, Pato, Ronaldo e Pelé são exceções de jogadores que reuniam condições precoces de jogar no alto nível de rendimento. O que também não garante a formação tática, considerando que alguns de nossos "craques" não se adaptaram ou tiveram dificuldades em se adaptar ao futebol mais inteligente jogado pelos europeus.
Pensem a respeito disto, aliás existe a necessidade de um Fórum menos comercial e mais invasivo e útil às questões referente ao futebol. do que o FUTCOM.
Um abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário