domingo, 8 de agosto de 2010

FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL




Se fossemos buscar explicações sobre o que faz uma equipe jogar bem ou mal, seja com jogadores de mais ou menos talento, seria preciso observar vários aspectos.
Um elenco talentoso e com jogadores experientes pode fazer a diferença, mas não esqueçam:PODE
Muitas vezes observamos equipes com jogadores de nível mediano obter algum sucesso e o segredo, neste sentido, é organização e aplicação tática. Há quem diga que não existem maus jogadores e sim aqueles que não se encaixam num determinado modelo de jogo, ou, como diria José Mourinho: "Não preciso dos melhores jogadores e sim dos certos".Isto explica porquê o lateral André Santos, que não deu certo no Atlético-MG e Flamengo, se projetar no Figuerense, Corinthians e assim chegar na Seleção brasileira antes de ir pra Europa.
Assim elenco não pode ser um fator isolado ao analisar performance.
Estrutura de trabalho realmente não ganha jogo, mas como disse o Professor da Universidade Federal de Viçosa, Próspero Brum Paoli," não ganha mas ajuda a ganhar". Uma estrutura moderna permite um trabalho de campo mais eficiente no que se refere à preparação física e prevenção de lesões permitindo ao atleta atingir um nível ótimo de desempenho. Gramados de qualidade vão dar ao treinador a possibilidade de preparar seu time nas diversas situalções que um jogo pode exigir e assim poder organizar a equipe táticamente.Perceberam o verbo poder de novo.
Uma boa estrutura só ajuda se quem a utiliza sabe aproveitar os recursos e, ainda sim, não é garantia de sucesso pois isto não é privilégio de apenas um ou dois clubes.
Estar com as contas(salários) em dia apenas ajuda pois é só uma condição básica para o trabalho, é só fundamental mas não é diferencial. Não deixa de ser um fator influente.
Talvez o aspecto que tenha um peso um pouco maior do que os outros é a capacidade de preparar a equipe táticamente pois com todos os recursos se o técnico não conseguir dentro das características dos atletas organizar e treinar a equipe de maneira eficiente de nada adiantaria bons jogadres ou boa estrutura. Mas ainda sim não é justificável definir o trabalho apenas por aí pois existe ainda dois aspectos importantes.
A capacidade de liderança dá confiança aos atletas e a todo o staff de trabalho do departamento profissional, portanto é preciso agregá-la as exigências de um comandante.
E por fim, posso ter esquecido alguma coisa, temos o ambiente de trabalho(bom relacionamento entre as pessoas, sem conflitos desnecessários) que é crucial para a execução de um projeto de clube de futebol que almeja grnades conquistas, faz parte da "lista de ajuda" mas também não é garantia de vitórias.
Podemos concluir, então que o futebol é uma ciência multifatorial, em que o sucesso é obtido pela eficácia de todos estes componentes mencionados e o fracasso pela negligência de um ou mais destes.
Com isso sugiro ao analistas que sigam este roteiro para comentar o desempenho de alguma equipe e aos profissionais dos clubes que também busquem o melhor desempenho cercando estas vairáveis de maneira bem direta sem teorias inúteis para fugir da devida responsabilidade.

Um comentário:

  1. Concordo plenamento com vc!
    É multifatorial sim, nunca será uma ciência exata ou analisada por um único foco.
    Abraços!

    ResponderExcluir