terça-feira, 1 de junho de 2010

CRESCIMENTO PROFISSIONAL: QUAL A RECEITA? EXISTE?

Como primeira publicação deste blog, achei importante levantar uma questão que passa pela cabeça de muitos jovens profissionais e até de profissionais experientes. Como administrar uma carreira que para alguns é de futuro incerto e para outros uma aposta arriscada? Como lidar com instabilidade e luta pela inserção no chamado "circuito profissional do futebol"?
Acredito, até o momento, que não há uma única receita, nem um único caminho. Eu comecei com estágios num Colégio com equipes de futsal e futebol como treinador, estou nas categorias de base do Galo Mineiro e espero alcançar níveis mais altos na profissão. Acho que, processo parecido, vive muitos outros jovens profissionais. Mas alguns itens se tornam evidentes e são exigência para chegar onde queremos.
Em primeiro lugar uma meta definida do que queremos, ou seja, para onde vamos. Em segundo lugar, traçar um plano de como fazê-lo, quais são as etapas que precisamos conquistar para chegar ao destino almejado. O terceiro ponto é a aprendizagem constante, o ato de se preparar sempre para as oportunidades que surgirem. Em quarto lugar, mas não menos importante, é o estabelecimento de uma rede de contatos, conhecer pessoas, é preciso ser conhecido, afinal quem não é visto não é lembrado. E finalmente o quinto ponto observado e onde ocorrem os maiores equivocos ou desleixos é saber para onde caminha o mercado, alterações observadas nas funções, bem como as exigências de qualificação, o futebol, apesar de tradicional e cultural sofre mudanças que são invisiveis aos olhos de quem sonha em apenas conquistar uma vaga com alto salário pelo bom relacionamento, as relações mudam, principalmente nos cargos de acordo com o funcionamento da empresa que se move pelas tendências do mercado e da evolução metodologia e tecnologia.
Assim é preciso conhecer, que tipo de formação exige o futebol moderno, que mudanças estão ocorrendo na função em que trabalhamos e em que estágio estamos neste processo para sabermos como direcionar o aprimoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário