Se formos quantificar os cursos, os livros e artigos científicos disponíveis para apreciação e aprimoramento do processo de preparação de atletas de futebol, encontraremos vários e vários volumes das diversas áreas de conhecimento relevantes no esporte. Fisiologia, psicologia, biomecânica, aprendizagem motora, estatística, treinamento tático, periodização tática, treino de força, resistência, velocidade, prevenção de lesões, administração, gestão, marketing, direito e vários outros temas que nos fazem repensar aquilo que fazemos no dia a dia e sem dúvida alguma são muito importantes na nossa vida profissional.
Pois bem, com toda informação já disponível e ainda a ser descoberta, faço aqui, sem medo das críticas e com toda convicção do mundo que isso tudo não passa de um belo biquíni, daqueles curtinhos é claro. "Mostram muita coisa, mas escondem o essencial."
Existem aprendizados que não passam pelo banco da escola, que não são produzidos no laboratório e que não são publicados em periódicos.
Talvez os mais importantes, aqueles que diferenciam as pessoas atingem a plenitude do sucesso profissional das outras, que passam a vida como "cachorros correndo atrás do próprio rabo". E não estou falando de dinheiro ou fama, pois pra quem não sabe, sucesso também é um estado mental e felicidade é uma questão de opção.
Estou falando daquilo que ronda constantemente nosso ambiente de trabalho, toma 90% do nosso tempo, inclusive quando vamos pra casa. Quantas doenças por stress surgem a partir disto!!!
De acordo com Daniel Goleman, "o fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados; portanto, temperamento não é destino." Referente a isto, existem motivos maiores que a nossa própria carreira que nos fazem escolher os caminhos de nossa profissão e esses motivos são normalmente esquecidos pelas pessoas, o que torna muitas vezes inútil a busca voraz por títulos acadêmicos e conhecimentos científicos.
Muitas das vezes aquela leitura mais "despretensiosa" é a que mais vai nos ajudar pensar nossas atitudes enquanto profissionais, muitas vezes uma simples conversa informal com os colegas mais experientes é que vai nos dar a luz que precisamos nos assuntos mais complicados em âmbito profissional. Política, atualidades, arte, filosofia e várias outras fontes, são onde podemos encontrar crescimento e abrir nosso leque de possibilidades, abrir nossas mentes para outros caminhos, paradigmas que vão nos colocar nos trilhos de nossa história. Falando em história, "Uma breve história do mundo" de Geoffrey Blainey, é uma excelente pedida pra quem quer entender a sociedade atual e compreender muitas coisas que desencadearam o que chamamos o hoje de mundo moderno. Não fará seu time fazer gols, assim como a coletânea de crônicas do Tostão intitulada "A perfeição não existe", que apesar de se referir a futebol, não nos ajudará no treino de segunda-feira. No entanto, a serenidade proporcionada por conteúdos assim, nos darão um maior dimensão do processo em que estamos inseridos. Nos ajudarão a viver um dia de cada vez, mas com toda intensidade!!!
Aliás um dos ensinamentos que obtive nos tempos de serviço militar no Tiro de Guerra em Viçosa-MG numa citação do então Subtenente Freitas: "o segredo da vida e vive-la intensamente.
Tenho certeza que cada um tem sua(s) fonte(s) de apoio e de inspiração, como um refúgio onde recarregamos nossas baterias para a maratona de nossas carreiras
Por quê não estar atento à miséria e fome mundial, aos problemas políticos de nosso país ou desmatamento de nossas florestas, se o verdadeiro legado que deixaremos será nosso exemplo de vida e não o troféu de campeão que também faz parte do processo, mas como consequência de nossos esforços e não o caminho em si.
O importante aqui é poder externar aos colegas de trabalho e amigos do futebol que podemos aproveitar mais nossas carreiras e viver e trabalhar com maior discernimento dos problemas reais que também são passageiros e encontrar a alegria no trabalho nas coisas mais simples, na boa convivência, no profissionalismo e na valorização do ser humano. É neste ponto que profissionais de real importância e expressão fazem a diferença, com sua cultura geral, com sua capacidade de lidar com pessoas de diferentes culturas, crenças e temperamentos. Se preocupam com o processo, com os caminhos a serem seguidos e tenham certeza: é o perfil do novo profissional de qualquer área!
Muito obrigado e excelente 2013 a todos!