domingo, 24 de abril de 2011

CRIME AO FUTEBOL BRASILEIRO PÕE EM RISCO O FUTURO DE NOSSOS ATLETAS

Uma onda de imediatismo toma conta de dirigentes, federações e treinadores inconsequentes. Está se disseminando no cenário nacional a cultura de que o jogador de futebol tem que estar pronto pra jogar entre os profissionais aos 18 anos de idade e que quem não estiver preparado nesta idade já é "carta fora do baralho".
A Federação Paulista de Futebol ao mudar a faixa etária da Copa São Paulo de futebol júnior para jogadores recém saídos do juvenil com 17 anos de idade e primeiro ano de juniores exterminou o título de melhor competição do país passando, na minha opinão, ao modesto quarto lugar atrás do Campeonato Brasileiro Sub-23 criada no ano passado, de outro campeonato nacional de juniores realizado em Dezembro no Rio Grande do Sul e da Taça BH em Minas Gerais.
É conhecido de pesquisadores do futebol que em geral o atleta, no futebol, atinge seu ápice de performance entre os 24 e 28 anos de idade. Isto com alguma variação. A maturidade para exercer as diversas funções táticas e enfrentar as diversas situações portanto na grande maioria das vezes não acontece antes dos 23 anos de idade. Assim, estamos "matando" talentos em potencial em favor de "meia dúzia de exceções" e dando razão aos saudosistas de plantão que vivem chorando como viúvas os craques do passado se esquecendo que o esporte evoluiu em todos os cenários, principalmente no futebol.







Aliado à péssima formação tática dos jovens jogadores, vítimas de profissionais que equivocadamente acham que treino coletivo todos os dias e títulos na base por si só já preparam o atleta para o que vêm pela frente, é frequente entre os comentaristas e torcedores confundir exceção com regra e regra com exceção. Neymar, Pato, Ronaldo e Pelé são exceções de jogadores que reuniam condições precoces de jogar no alto nível de rendimento. O que também não garante a formação tática, considerando que alguns de nossos "craques" não se adaptaram ou tiveram dificuldades em se adaptar ao futebol mais inteligente jogado pelos europeus.
Pensem a respeito disto, aliás existe a necessidade de um Fórum menos comercial e mais invasivo e útil às questões referente ao futebol. do que o FUTCOM.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem são os melhores profissionais do futebol

Ainda em 2011, e no Brasil, ouvimos as mesmas discussões sobre a origem dos melhores profissionais:professores de Educação Física ou ex-atletas? É lamentável que até hoje se busca definir a respeito desta infeliz discussão. Mas vamos acabar logo com isto antes que me perguntem, MAIS UMA VEZ, de onde vêm os melhores profissionais do futebol.
Qualquer vaga no mercado de trabalho é ganha por quem se preparou melhor para buscá-la, é claro que existe o talento individual e a preparação é aspecto básico para quem quer as melhores ofertas de emprego. Assim matamos aquela coisa de ex-atleta ou professor de Educação Física e vamos para o ponto que quero chegar:
O cara acabou de jogar ontem e quem disse que hoje ele tá pronto pra assumir o comando de uma equipe de futebol. O dirigente no mínimo deve ter um QI de alface para contratar um cara desses. Tem até clube no Brasil que se utiliza da imagem do ex-ídolo, mas quem trabalha é o auxiliar-técnico.Este é o nível do nosso futebol.
Agora, como tem professoreco de Educação Física se achando, só porquê conhece o ciclo de Krebs e as fórmulas da Biomecânica com se isso fosse ganhar jogo. Querem classificar e escalar atletas por números e esquecem da básica função tática desempenhada e perfil do atleta.
Com isso tudo, pra mim fica claro que agora faltou um aspecto que qualifica um treinador, ou preparador físico e até mesmo dirigentes de futebol:
                               CATEGORIAS DE BASE

Esta evidente que os melhores profissionais e que militam no futebol profissional, hoje em dia, passaram pelas categorias de base. Se aprimoraram teoricamente enquanto exerciam funções práticas e agora estão preparados para as diversas situações que o jogo pode oferecer. Em termos de Brasil, está questão está bem definida.
Mais do que treinadores, o que me preocupa são os dirigentes esportivos serem tão mal preparados para exercerem suas funções, claro que existem os bons profissionais que conseguem conduzir um clube de maneira homogênia e eficaz. Mas se observarem bem, a maioria dos bons também passou pela base.
Pensem nisto.